Tags

, ,

16 de dezembro de 2013.
Fonte: The Journal of Pediatrics; Volume 163, Issue 5 , Pages 1323-1328, 2013

Criança bebendo Refrigerante

Um grupo de pesquisadores avaliou a associação entre o consumo de refrigerantes e comportamentos agressivos, problemas de atenção e síndrome de retirada entre crianças de 5 anos de idade.

O estudo “The Fragile Families and Child Wellbeing” foi uma coorte de nascimentos que segue uma amostra de pares mãe-filho de 20 grandes cidades dos EUA. As mães relataram comportamentos das crianças utilizando o Child Behavior Checklist de 5 anos de idade e foram solicitados a relatar quantas porções de refrigerante a criança bebe em um dia típico.

Na amostra de 2.929 crianças, 52% eram do sexo masculino, 51% eram Afro-americano, 43% consumiram pelo menos uma porção de refrigerante por dia, e 4% consumiram quatro ou mais porções por dia.

Na análise ajustada para fatores sociodemográficos, consumir 1, 2, 3, 4 ou mais porções foi associado com uma pontuação de comportamento agressivo mais elevado em comparação com não consumir nenhum refrigerante. Além disso, aqueles que consumiam quatro ou mais porções de refrigerante tiveram escores mais elevados nos problemas de atenção.

Foi observado uma associação entre o consumo de refrigerantes e comportamento negativo entre as crianças muito jovens.

© Bibliomed, Inc.