Tags

, , , , , ,

São Paulo, 25 de setembro de 2008 – Monumentos históricos e edifícios privados, com grande simbologia, estarão iluminados de rosa durante o mês de outubro em diversas capitais brasileiras. Esta ação faz parte do movimento “Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama” e da campanha “Não aceite informação pela metade”, ambos idealizados pela FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e criados pelo Grupo Ogilvy – Ogilvy Healthworld e Ogilvy Public Relations.

O movimento “Outubro Rosa” é uma iniciativa a partir da ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, e foi marcada pela iluminação de monumentos históricos, tomando proporções mundiais e que iluminou a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O movimento e a campanha têm o objetivo de dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce, do acesso de qualidade e eficiente ao tratamento e reabilitação da mulher, diminuindo o tempo de espera entre a descoberta da doença e o seu tratamento, que atualmente é de 180 dias no SUS – Sistema Único de Saúde.

“É importante salientar o enorme esforço que a FEMAMA faz para propagar as mensagens corretas na luta contra o câncer de mama, uma doença que mata 10 mil mulheres por ano no Brasil.

É sempre importante fazer o auto-exame, mas a mulher apenas conseguirá sentir um nódulo ao apalpar a mama quando este já estiver evoluído e as chances de cura são menores. O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia que, quando diagnosticado no início da doença, tem 95 por cento de chance de cura”, ressalta a Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA. “Toda mulher a partir dos 40 anos deve realizar uma mamografia anual. Além disso, nem todo câncer de mama é igual e, por exemplo, o câncer de mama HER2 positivo é uma das formas mais agressivas da doença”, completa a Dra. Maira Caleffi.

A partir do ano que vem, o exame mamográfico será uma obrigatoriedade desde uma lei federal sancionada pelo presidente da Republica no final de abril deste ano, que determina este direito às mulheres pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Movimento e Campanha – Neste ano, o movimento “Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama” ganhou peso e resulta em um plano com diversas ações. A iluminação em rosa de monumentos públicos e edifícios privados em várias capitais brasileiras (ver relação abaixo) é uma delas e se dará periodicamente ao longo do mês. Os monumentos confirmados são:

Monumento

Cidade/ Estado

Santander Cultural – Edifício Altino Arantes

São Paulo/ SP

Pinacoteca do Estado de São Paulo

São Paulo/ SP

Cristo Redentor

Rio de Janeiro/ RJ (dias 28 e 29 de outubro)

Teatro Ópera de Arame

Curitiba/ PR

Farol da Barra

Salvador/ BA

Memorial JK

Brasília/ DF

Monumentos Usina do Gasômetro / Supercuia

Porto Alegre/ RS


Interação – O “Rosamóvel” (van) é um espaço itinerante para promover conteúdo informativo e tráfego para o Portal Mulher Consciente (www.mulherconsciente.com.br). Em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador, o “Rosamóvel” fará a abordagem do público em geral nas ruas como uma ação de prestação de serviço em que voluntários da FEMAMA levarão informação sobre a doença e a importância da realização do exame de mamografia como o exame de prevenção. Esta ação estará casada com a iluminação em cada local.

O carro parará em locais de grande circulação pública para que as promotoras fotografem mulheres vestidas com acessórios em rosa e em um fundo cheio de frases. Esta foto posteriormente será postada no site, em uma área especialmente destinada.

A promotora preenche uma ficha no computador com termo de autorização e certifica as pessoas que forem fotografadas. As mulheres participantes receberão posteriormente um e-mail com o link da foto no Portal Mulher Consciente e texto com conteúdo informativo da campanha para repassarem aos seus grupos de amigos.

As fotos com um número determinado de acessos ganharão nécessaire e o Colar da Vitória, peça que simboliza a mobilização da entidade pela saúde da mama e a luta contra o câncer. Durante esta ação, serão distribuídos sucos da Sufresh com um elástico ilustrativo sobre a campanha. A programação completa do itinerário do “Rosamóvel” e a Revista Mulher Consciente estarão disponíveis

no Portal Mulher Consciente (www.mulherconsciente.com.br).

Há ainda um plano de mídia nacional estabelecido para o mês de outubro e que se estenderá pelos meses seguintes composto por anúncios no jornal, revistas, TV e Rádio. A campanha “Não aceite informação pela metade” e o movimento “Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama” são promovidos pela FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – e conta com o apoio da ROCHE, Sufresh, Esquina da MPB, Santander, Salton e Satya Mandir.

Sobre a Femama:

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA, fundada no dia 22 de setembro de 2006 no Seminário Visão de Futuro 2006-2015 na cidade de São Paulo, mobiliza 27 instituições filantrópicas e tem representantes em 15 Estados brasileiros. No seminário Visão do Futuro começou a primeira etapa do Projeto Te Toca Brasil, o qual consiste na união de diversas entidades ligadas à causa do câncer de mama para o alinhamento de objetivos que devem ser alcançados por meio de planejamento estratégico na busca por melhorias na aérea da saúde da mama, tais como a diminuição do índice de mortalidade pela doença, a melhoria da qualidade dos exames e das medicações, representatividade no Congresso, entre outros. Para mais informações acesse o Portal Mulher Consciente (www.mulherconsciente.com.br).