Tags

, ,

Sim, existem remédios anti-alérgicos, corticóides, sprays nasais, e vários outros veículos para tratamento da asma e alergias em geral.

O que pouca gente sabe, é que a profilaxia – ou seja, o prevenir – de todas as alergias está basicamente no afastamento dos alérgenos: poeira, mariscos, corantes, cheiros fortes.

Limpando a sua casa, com novos hábitos ambientais, sua criança – e até você mesmo, meu amigo alérgico – fica livre do funga-funga, da vestibulite (aquelas feridinhas nas abas do nariz devidas ao atrito da coçadura que a rinite provoca), da constipação nasal e das crises de asma.

No meu trabalho em Barcarena, onde atendo quase 40 crianças por dia de trabalho, para não ficar escrevendo a mesma coisa sempre, preparei um folheto educativo com as dicas de controle ambiental e alimentar para evitar novas crises alérgicas, aliadas ao tratamento instituído e indicado para cada caso.

* EVITAR:
– usar ventilador: é recomendável que este seja virado para a parede de modo que o vento bata primeiro na parede e depois na criança
– usar talco, perfume, saches perfumados em gavetas: pois a criança é muito sensível a qualquer cheiro.
– usar desinfetantes na casa ou naftalina: esses produtos, MESMO OS QUE NÃO TÊM CHEIRO, matam os insetos, mas também prejudicam a nossa saúde. Estão relacionados com o aparecimento de vários tipos de câncer.
– usar detergente com cheiro nas roupas
– não se deve ter no quarto: bichinhos de pelúcia, caixas de papelão, aquários, cortinas, tapetes, lugares que propiciam o acúmulo de poeira (porta-retratos, livros amontoados), plantas, quadros.
– não se deve ter na casa: animais de estimação, como cachorros, gatões ou aves.
– se houver algum fumante, este não deve fumar DENTRO DA CASA, pois a fumaça fica associada aos móveis e paredes, prejudicando assim a criança, mesmo se ela não estiver em casa no momento.
– ALIMENTOS COM CORANTE não devem ser encorajados: sucos de caixa, danoninho, salgadinhos (skilhos, fandangos), chocolates, refrigerantes, balas e doces.
– evitar quando em crise: mariscos (lula, caranguejo, mexilhão, camarão).
* DEVE-SE
– limpar a casa com pano úmido, pois varrer levanta poeira.
==> A criança alérgica pode brincar normalmente com outras crianças e ter uma vida normal desde que a casa esteja sempre limpa e a criança esteja longe do que lhe causa alergia.

Depois disso você nota a melhora signicativa em toda a qualidade de vida do paciente, já que ele dormirá bem, sem acordar por causa da constipação, acelerando assim o seu metabolismo e crescendo mais também.

Terás uma criança bem disposta durante o dia, com maior rendimento escolar e com criseslérgicas cada vez mais raras.

É importante ressaltar a importância deixar com ele (na mochila do colégio ou onde ele for) uma lista de todas tudo o que lhe causa crises alérgicas: medicamentos, substâncias, alimentos… com o seu número de telefone para contato imediato, caso aconteça algo e você não esteja presente.