Tags

, ,

Doenças imunológicas ocorrem quando o sistema imunológico, responsável pela proteção do organismo contra as infecções, não funciona corretamente. Como resultado as pessoas ficam mais suscetíveis a contrair doenças.

O sistema imunológico atua para proteger o organismo de infecções. Essas infecções podem ser causadas por vários agentes, incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitas.

Na imunodeficiência, uma ou mais partes do sistema imunológico não funcionam. Se uma pessoa nasce com essa condição ela é chamada de imunodeficiência primária (IDP). Pessoas com imunodeficiência primária têm dificuldade em combater as infecções devido à produção inadequada de anticorpos – que são as células de defesa do organismo.

Algumas delas, como na síndrome de Chédiak-Higashi, aparecem sintomas característicos como semi-albinismo e cabelos prateados, mas muitas, os únicos sintomas são devidos a complicações: as infecções de repetição.

Por isso, é importante estar atento para os sinais de alerta das imunodeficiências primárias, para que, em caso de suspeita, os pais procurem um médico pediatra ou um imunopediatra.

Sinais de Alerta para Imunodeficiências Primárias

Fontes:
– Sociedade Brasileira de Pediatria
CSL Behring